tool-11Featuresinfo copyCreated by Denis Klyuchnikovfrom the Noun Project956

MATERIAIS COM VERSO – Orientação pé com pé, pé com cabeça e lado a lado

Ao enviar seus arquivos para a gráfica é necessário tomar alguns cuidados referentes a orientação das artes gráficas. Caso o envio seja feito da forma incorreta o material será impresso de ponta-cabeça.

Primeiramente veja qual o tamanho e a orientação indicada no produto adquirido, lembrando que a orientação da imagem é sempre vista através do tamanho (largura x altura), por exemplo:

A orientação desse material é na Horizontal, pois a largura: 14 é maior que altura: 10.

Sendo assim, ao enviar os arquivos é obrigatório que as artes gráficas estejam na mesma orientação que a indicada no produto.

Veja como deixar seus arquivos com a orientação correta:

Pé com Pé

A orientação pé com pé é indicada para materiais que possuem frente e verso, em que as artes gráficas são montadas e visualizadas na vertical, como a imagem a seguir:

flyer-folder-frente-verso

As artes foram criadas em pé (na vertical), mas precisam ser deitadas, para que o envio dos arquivos seja feito na horizontal (conforme a orientação do material adquirido – Flyer 14x10cm). Após montar os arquivos rotacione as artes, para que fiquem como a imagem abaixo:

flyer-folder-pe-com-pe

A arte frente deve ser rotacionada 90 graus para a esquerda, enquanto o verso deve ser rotacionado 270 graus para a direita, assim as artes ficarão Pé com Pé, sendo enviadas e impressas corretamente.

Observação: verifique se todos os elementos da arte foram agrupados e rotacionados corretamente.

 

Pé com Cabeça

Caso o material seja na horizontal (frente e verso) e possua o acabamento de vinco ou dobra, também na horizontal, será necessário deixar a orientação das artes Pé com Cabeça.

Veja o exemplo de um cartão duplo com vinco:

cartao-duplo-com-vinco

Note que a imagem à esquerda (arquivo frente) possui duas orientações, pois o material será dobrado após a aplicação do vinco.

A arte da direita (arquivo verso) será a parte interna do cartão duplo, precisando encaixar perfeitamente com a frente do material, por isso deverá ficar Pé com Cabeça.

 

Lado a Lado

Materiais em que a visualização e leitura das informações são feitas na horizontal, não é necessário rotacionar as artes, basta que sejam enviadas em modo paisagem (horizontal), lado a lado.

Exemplo de um cartão de visita frente e verso tradicional:

cartao-de-visita-frente-verso