Para que a impressão seja realizada adequadamente é importante tomar alguns cuidados com relação à composição da cor. Assim como todas as outras cores, a cor preta tem tonalidades diferentes que podem ser utilizadas em ocasiões distintas.
Especialmente para o processo de impressão gráfica, devem ser seguidas algumas regras para obter melhores resultados para a cor preta em cada situação. Veja abaixo os tipos de preto disponíveis:
Preto Puro
C = 0
M = 0
Y = 0
K = 100
No preto puro apenas o canal K é ativado em 100%. É indicado para textos, logos e curvas.
Preto Fundo
C = 40
M = 0
Y = 0
K = 100
O preto fundo é indicado para grandes áreas, normalmente o fundo da arte, e evita que o preto fique em tons acinzentados.
Deve ser utilizado em impressões offset. Para a impressão digital não há necessidade de utilizar o ciano em 40%, podendo a composição ficar em preto puro.
Preto Linha ou Preto Contorno
C = 1
M = 1
Y = 1
K = 100
O preto linha 103% deve ser utilizado no contorno de textos brancos com fundo preto para evitar que a cor do fundo “invada” a área branca das fontes.
Preto Carregado
C = 80
M = 90
Y = 80
K = 90
Chamamos de preto carregado quando a soma de todos os canais, em qualquer composição, resulta acima de 320%. Este tipo de composição não é aceito no processo de impressão, pois o papel recebe uma carga muito alta de tinta, prejudicando a absorção e a secagem da impressão, o que pode ocasionar manchas e outros problemas. Exemplos de composição acima de 320%:
C = 85
M = 95
Y = 95
K = 95
Total: 370%
C = 69
M = 88
Y = 91
K = 100
Total: 348%
C = 50
M = 100
Y = 100
K = 90
Total: 340%
Caso tenha ficado com dúvidas quanto à criação e exportação dos seus arquivos, utilize os links abaixo:
– Entendendo os padrões de cores
– Entendendo a configuração da cor preta
– Convertendo efeitos em imagens
– Precauções para Fonte, Espessura e Contorno
Não achou o que procura? Clique aqui e acesse nossa área de instruções!