De forma simplificada, a serrilha é um corte (ou picote) feito em papéis com a finalidade de destacar uma das partes do material. Esse tipo de acabamento é muito utilizado em carnês e ingressos.
Para aplicar a serrilha em um produto é preciso estar atento às exigências presentes no gabarito padrão. Os gabaritos possuem diretrizes indicando as linhas de segurança, margens de corte e sangra. Deve-se prestar atenção nestes três elementos indicatórios, pois respeitar as marcações garante um resultado final de qualidade.
O uso da serrilha exige alguns cuidados:
- Respeite as margens de segurança da serrilha, é importante não colocar imagens ou textos muito próximos a essas linhas (que ficam a 3,5 mm da direita e da esquerda do local da serrilha).
- A serrilha só pode ser aplicada em locais com tamanho igual ou superior a 2,5 cm. Portanto, arquivos com partes destacáveis com tamanho menor do que 2,5 cm não serão aceitos.
- Ao escolher o local para aplicar a serrilha certifique-se de que o verso do material não terá detalhes, como logo e meios de contato, prejudicados com o destaque de uma das partes do papel.
- É possível, em alguns casos, que haja deslocamento da serrilha durante o processo de corte. Esse deslocamento pode ser de 2 mm para a direita ou para a esquerda do ponto original. Crie sua arte gráfica levando em conta essa possível oscilação.
Caso tenha ficado com dúvidas quanto à criação e exportação dos seus arquivos, utilize os links abaixo:
– Entendendo os padrões de cores
– Entendendo a configuração da cor preta
– Convertendo efeitos em imagens
– Precauções para Fonte, Espessura e Contorno
Não achou o que procura? Clique aqui e acesse nossa área de instruções!